TRÍPLICE BACTERIANA – DTPA
O que previne:
Difteria, tétano e coqueluche.
Do que é feita:
Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença.
Contém os toxoides diftérico e tetânico (derivados das toxinas produzidas pelas bactérias causadoras das doenças), e componentes da cápsula da bactéria da coqueluche (Bordetella pertussis), sal de alumínio como adjuvante, fenoxietanol, cloreto de sódio e água para injeção.
A quantidade de toxoide diftérico e de componentes pertussis é menor que na vacina infantil (DTPa).
Indicações:
Contraindicação:
Pessoas que apresentaram anafilaxia ou sintomas neurológicos causados por algum componente da vacina ou após a administração de dose anterior.
Esquema de doses:
Via de aplicação: Intramuscular.
HEPATITE B
O que previne:
Infecção do fígado (hepatite) causada pelo vírus da hepatite B.
Do que é feita:
Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença.
É composta por proteína de superfície do vírus da hepatite B purificado, hidróxido de alumínio, cloreto de sódio e água para injeção. Pode conter fosfato de sódio, fosfato de potássio e borato de sódio.
A rede pública utiliza a apresentação multidose (mais de uma dose por frasco), que contém timerosal (derivado do mercúrio) como conservante.
Indicação:
Para pessoas de todas as faixas etárias. Faz parte da rotina de vacinação das crianças, devendo ser aplicada, de preferência, nas primeiras 12-24 horas após o nascimento, para prevenir hepatite crônica – forma que acomete 90% dos bebês contaminados ao nascer.
Especialmente indicada para gestantes não vacinadas.
Contraindicação:
Não deve ser aplicada em pessoas que apresentaram anafilaxia com qualquer componente da vacina ou com dose anterior. Ou nas que desenvolveram púrpura trombocitopênica após dose anterior de vacina com componente hepatite B.
Esquema de doses:
Via de aplicação: Intramuscular.
Vacina da Gripe previne infecção pelo vírus Influenza. A influenza, normalmente, conhecida como "gripe", é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza. Os vírus influenza A e B, que são rotineiramente transmitidos quando uma pessoa infectada tosse ou espirra gotículas contendo o vírus, estes são transmitidas pelo ar por até um metro de distância e infectam pessoas próximas. A doença também pode ser transmitida pelas mãos contaminadas com o vírus da gripe. A vacina trivalente possui duas cepas de vírus influenza A e uma cepa de vírus influenza B.
Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença. Sua formulação contém proteínas de diferentes cepas do vírus Influenza definidas ano a ano conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). As cepas vacinais são cultivadas em ovos embrionados de galinha e, por isso, as vacinas contêm traços de proteínas do ovo, entretanto, pessoas alérgicas ao ovo não são contraindicadas para receber esta vacina.
Podem conter traços de formaldeído e antibióticos (geralmente gentamicina ou neomicina), utilizados durante a fabricação para prevenir contaminação por germes. Também contém cloreto de sódio e água para injeção.
Para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, principalmente aquelas de maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e a forma grave da doença.
Pessoas com alergia grave (anafilaxia), a algum componente da vacina ou a dose anterior.